Levando a sério o jornalismo 24 horas por dia.

Homicidômetro - Assassinatos no Ceará em 2020

1.114 em 3/04/2020

Presos fazem rebelião e exigem TVs e DVDs nas celas

cela1

A Polícia Militar foi mobilizada, na madrugada desta terça-feira (16),  para conter uma rebelião de presos na cadeia pública da cidade de Acaraú, no litoral Oeste do Estado (a 255Km de Fortaleza).  O motim começou por volta de 2 horas e os detentos promoveram um incêndio no local. Alguns exigem da direção do presídio a permissão para instalarem TVs e DVDs dentro das celas.

Além da superlotação, a cadeia de Acaraú, à exemplo do que ocorre na maioria das unidades carcerárias do Interior, apresenta péssimas condições de estrutura, principalmente em relação ao sistema sanitário. A proliferação de doenças é uma realidade ali.

O motim, segundo alguns presos, tem como objetivo chamar a atenção das autoridades e da população sobre a situação da cadeia, que está superlotada e os riscos de fugas e outros episódios de violência são constantes.

Tão logo foi acionada, a Polícia Militar mobilizou, inicialmente, patrulhas da Companhia instalada naquela cidade, além de reforços do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e do Comando Tático Rural (Cotar), ambas unidades pertencentes ao Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque).

Os presos queimaram colchões, quebraram as trancas e derrubaram as grades das celas, indo todos para o pátio interno. A qualquer momento, a PM deverá entrar na cadeia com o objetivo de conter a rebelião. 

Transferir?

As autoridades não descartaram a possibilidade de a Justiça determinar a transferência de alguns presos para outras cadeias da região ou para as Casas de Privação Provisória da Liberdade (CPPLs) da Região Metropolitana de Fortaleza.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

z1
 
 
Jornalista
Fernando Ribeiro
Bem-vindos ao blog, espaço destinado a matérias sempre atualizadas sobre Fortaleza e o Estado do Ceará
 
icon (85) 9 8826.7143

Compartilhe conteúdo

 

12f

 

zz1